Carteira Digital de Trânsito-Sabia como baixar

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital é um recurso eletrônico fornecido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que permite ao cidadão a emissão, recebimento, armazenamento e visualização de documentos de habilitação de forma digital. O objetivo da CNH Digital é a modernização do sistema de licenciamento de veículos e habilitação dos condutores.

A CNH digital pode ser baixada por meio do aplicativo do Denatran disponível para Android e iOS. Após instalar o aplicativo, os interessados deverão proferir a senha do usuário para entrar na área do usuário e poder desfrutar dos serviços oferecidos.

Carteira Digital de Trânsito-Sabia como baixar
Fonte: Google

Para baixar a CNH Digital, os usuários devem seguir alguns passos simples:

Primeiro passo:

1. Baixe o aplicativo do Denatran.

2. Cadastre-se no aplicativo.

Segundo passo:

1. Após o cadastro, faça login.

2. Preencha o formulário de solicitação.

3. Uma vez preenchido o formulário, é necessário confirmar a solicitação.

Terceiro passo:

1. Após a confirmação, o usuário pode acessar o painel de serviços.

2. Nesse painel, estarão disponíveis todos os serviços relacionados à CNH Digital, entre eles a solicitação da CNH e a visualização do documento.

4. Para solicitar a CNH Digital, basta clicar no botão “Solicitar CNH”.

5. Após clicar, é necessário apresentar os dados do cartão de habilitação, além dos documentos para a verificação da identidade.

Quarto passo:

1. Após a verificação dos dados, o usuário será encaminhado para a página de impressão da CNH Digital.

2. O documento deverá ser verificado e emitido em impressora para a emissão da CNH Digital.

Assim que o passo a passo é concluído, o usuário poderá fazer o download da CNH Digital na sua conta no aplicativo do Denatran. O documento armazenado e compartilhado será totalmente inviolável, pois os direitos de propriedade intelectual da CNH Digital são gerenciados eletronicamente, mantendo a segurança na autenticidade e integridade dos dados.

Somente o usuário proprietário da CNH Digital poderá acessar a informação e compartilhar, a qualquer momento, com terceiros autorizados.

Além de acessar e compartilhar os documentos de habilitação de forma digital, a CNH Digital possibilita ao cidadão a consulta a multas em aberto, assim como o acompanhamento das autuações relacionadas ao veículo, realizar a consulta a processos administrativos e receber alertas sobre a validade da habilitação.

A CNH Digital é um documento digital, que pode ser armazenado no próprio celular, e é tão válida quanto a impressa, sendo validada como documento de identidade em todo o território nacional.

Porém, é necessário se atentar às normas estabelecidas pelos órgãos policiais que possuem o livre direito de encaminhar o usuário para o departamento de habilitação, para a confecção de um novo documento.

Vale destacar que a habilitação digital não possui data de vencimento, permanecendo ativa enquanto seu titular mantiver a aptidão exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro. Assim sendo, a renovação se dará pela apresentação dos documentos necessários, para obter a 2ª via da CNH, ficando recomendável a substituição periodicamente.

A CNH Digital possibilita modernizar a gestão dos documentos veiculares, possibilitando rastrear os documentos eletrônicos em todo o território nacional, garantindo segurança e praticidade.

Artigo anteriorAprender violão passo a passo – Baixe esse aplicativo
Próximo artigoConsultar Score Grátis e Online
Camila Pontes
Sou especialista em Marketing Digital e Estratégico. Possuo Graduação em Marketing, Publicidade e Propaganda pela PUC/MG e me especializei em Conteúdo e SEO