SAIBA CONSULTAR SEU PIS/PASEP ONLINE, GRÁTIS

0
190
SAIBA CONSULTAR SEU PIS/PASEP ONLINE, GRÁTIS

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são programas criados pelo governo federal para garantir benefícios a trabalhadores que contribuem com a Previdência Social. Esses benefícios incluem o pagamento de um abono salarial anual a trabalhadores que possuem direito ao benefício.

SAIBA CONSULTAR SEU PIS/PASEP ONLINE, GRÁTIS
Fonte: Google

Para consultar o saldo do PIS/PASEP, é possível fazê-lo de maneira online e gratuita. A seguir, mostraremos como fazer isso de forma simples e rápida.

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal (caixa.gov.br) e clique na opção “Trabalhador” no menu superior.
  2. Na página seguinte, clique em “Consultar PIS/PASEP” e em seguida clique em “Saldo do PIS/PASEP”.
  3. Em seguida, será necessário informar o número do PIS/PASEP e a data de nascimento. Caso você não tenha essas informações, pode obtê-las através do Cartão Cidadão ou no site do Ministério da Previdência Social.
  4. Depois de informar esses dados, clique em “Consultar” e o saldo do seu PIS/PASEP será exibido na tela.
  5. Além disso, é possível consultar o histórico de pagamentos do PIS/PASEP, basta clicar na opção “Consultar histórico de pagamentos” e informar os dados solicitados.

É importante lembrar que para ter direito ao abono salarial, é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base correspondente, além de ter recebido salários de até dois salários mínimos. Se você não tem direito ao abono salarial, o saldo do PIS/PASEP será zero.

Sobre o PIS/PASEP

O PIS/PASEP é um programa criado pelo governo brasileiro para gerar benefícios aos trabalhadores. Ele foi criado com o objetivo maior de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores formalizados, pois acreditava-se que serviria como um incentivo para que eles se mantivessem regulares na sua relação de trabalho.

O PIS/PASEP, também conhecido pelo nome completo, Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, nasceu em 1971 como resultado de um decreto de lei na época do general Ernesto Geisel, então presidente. Seu objetivo era promover o desenvolvimento de setores dos mais variados, através da distribuição de recursos egados pelo governo e proporcionar a inclusão social dos trabalhadores do país.

O programa destina-se aos trabalhadores que são associados à Previdência Social e que têm mais de 10 meses de trabalho e que recebem remuneração mensal inferior a um valor limite estabelecido pelo Ministério do Trabalho.

Diferentemente do que se costuma imaginar, o PIS/PASEP fornece serviços e benefícios especiais aos trabalhadores, não se limitando apenas a distribuir recursos. Entre eles, estão as linhas de crédito para financiar pequenas empresas, o abono salarial, que é o recebimento direto do dinheiro para o trabalhador, damanesio seguro, serviços e cursos de capacitação profissional.

O PIS/PASEP tem contribuído para a melhoria da renda de trabalhadores de baixa remuneração, pois oferece benefícios importantes para seu sustento e inclusão social. Ainda assim, cabe destacar que muitas vezes há a deficiência na utilização dos recursos gerados pelo fundo, dificultando a obtenção plena dos resultados que o programa espera alcançar. Apesar disso, a atuação do PIS/PASEP pode ser considerada como positiva, pois de fato os trabalhadores têm tendência a reduzir as distâncias sociais existentes e terem mais estabilidade financeira na sua rotina de trabalho.

Ainda que não sejam milionários, muitos trabalhadores brasileiros têm a chance de melhorar suas condições sociais e econômicas, se aproveitando dos benefícios do PIS/PASEP. O governo tem o dever de promover a distribuição desses recursos de forma correta e aplicar o dinheio de forma eficiente, de modo a garantir que os trabalhadores possam usufruir dos seus direitos.

Em resumo, consultar o saldo do PIS/PASEP online é uma tarefa simples e pode ser feita de forma gratuita, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e informar os dados solicitados. Caso você não tenha essas informações, pode obtê-las através do Cartão Cidadão ou no site do Ministério da Previdência Social.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here